27 abril 2017

Here we go again?

By, [miss]Framboesa
Há uns valentes meses atrás deixei de estar obcecada com o peso e as dietas. Porque uma coisa é ter uma vida saudável, outra coisa é deixarmos permanentemente de comer sobremesas, pizzas e coisinhas para lá de gostosas, chatearmos toda a gente a nossa volta com a mania das dietas e deixarmos de frequentar locais onde haja comezainas à fartura (ou ir tapear para Espanha e pedir um prato de talos de couve com molho de iogurte.Iogurte magro).

Equilíbrio acima de tudo. 

Curiosamente foi quando me deixei de fundamentalismos que perdi mais peso e volume. Sem sacrifícios e a provar todas as novidades de gelados da Olá. 
Yey.

Ainda mais curiosamente (vamos chamar-lhe curiosamente, para não dizer furiosamente, curiosamente é mais fofinho), agora que ao fim de tantos anos fiz as pazes com a minha figura e com a minha alimentação ... estou a fazer, a conselho médico, uma dieta forçada. Que nem sequer é dieta para perder peso, é mesmo por motivos de saúde. 

Depois de meses a passar menos bem (<-- eu a ser fofinha) por causa das dores abdominais, estamos agora a testar a low fodmap diet (vide google). Estamos é como quem diz, está esta que vos escreve, e se inicialmente parecia coisa até fácil de seguir, tenho-me deparado com situações um pouco chatas....seria uma dieta fácil de seguir em 1960, mas hoje em dia com tantos alimentos processados a coisa às vezes torna-se complicada...

A ideia é eliminar totalmente (auch!), durante oito semanas, alimentos ricos em fodmap (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols): hidratos de carbono fermentáveis que sejam oligosacarídeos, dissacarídeos e monossacarídeos e também os polióis. Resumidamente estamos a falar de fructanos, lactose, frutose em quantidades elevadas, manitol e outros "ol" muito usados como adoçantes. 

Passadas estas oito semanas vou voltar a introduzir aos poucos os alimentos proibidos destes grupos, um grupo de cada vez, para identificar os que me são mais prejudiciais. Isto é coisa para estar quase definida no Natal. 
Natal de 2019.

Os alimentos mais prejudiciais são o alho e a cebola, assim logo em primeiro lugar na tabela (e é tão fácil cozinhar sem eles...not). Depois temos as inocentes maçãs, peras, pêssegos, lentilhas, manga, abacate, cajus, algumas bagas, cogumelos, feijão, beterraba, mel, leite com lactose, trigo, soja...(and so on, so on, so on...). 

Tenho-me tentado concentrar no que posso comer. (A idade trouxe-me uma imensa capacidade de ver o copo meio cheio!) E a lista até é extensa e tem alguns alimentos que nunca explorei e de que nunca ouvi falar. Tinha por exemplo renegado a quinoa há algum tempo atrás para agora a voltar a redescobrir :) 

Quinoa mas a versão sem glúten. 
E sem soja.
Essa é outra ... uma pessoa está cheia de boa vontade, mas olha para a embalagem de quinoa e a que não tem glúten tem soja, a que não tem traços de soja tem glúten... 

Nos últimos dias a aquisição de um alimento mais composto (como cereais, iogurte ou pão) implica a minha pessoa em frente à prateleira, de telemóvel em punho (onde tenho a lista dos alimentos proibidos, dos assim-assim e dos permitidos), várias consultas à net e leitura dos ingredientes até á última linha...onde aparecem as tais advertências que contém glúten ou cajus ou mel ou soja, ou o Diabo a Sete e tenho que voltar de novo ao início. Depois já se sabe que os mais aptos são os mais caros, que há vários iogurtes, queijos e leites sem lactose, mas os magros, que são os que eu gosto, são mais escassos.

No meio disto tudo posso comer açúcar às colheres. 
Batatas fritas à molhada. 
Arroz aos molhos.

Maçã é que não!
Xo,Xo, F.

20 abril 2017

Folhos e Godés

By, [miss]Framboesa
Não tinha ainda reparado na coleção primavera/verão nas lojas...Não tive tempo nem antes da viagem, nem depois da viagem de dar um lamiré pelas montras ou pelas newsletter que recebo...Até hoje....e N. Senhora dos Outfits... Gosto tanto!Tanto! É folhos, folharecos, godés e plissados, ombros de fora, mangas assimétricas. Tão eu! Não sei quanto tempo vou resistir...(suspiro)

Xo,Xo, F.

18 abril 2017

Meanwhile

By, [miss]Framboesa
Outubro...fizemos um Jack O'Lantern, comecei a fisioterapia por causa das costas, deixei de correr (na verdade parei as caminhadas), marcámos as férias de 2017, amuei, comecei a ver novas séries na tv, fizemos voluntariado, veio o Natal, a passagem de ano caseira, fez muito frio (mesmo), engordei, amuei, piquei o ponto na CUF (outra vez....e outra...), abri a pestana, fiz(emos) uma surpresa ao Mike pelo nosso 15.º aniversário, emagreci, comprámos a máquina fotográfica, mascarei-me de Sheriff, comecei a fazer medicação para o SII, vários aniversários de família, parti um dente, fomos a Nova Iorque e às Bahamas (a bordo do fabuloso Anthem of the Seas), reduzi a minha aerofobia, veio a Páscoa e uma fantástica escapadinha de "famiglia" ao nosso lugar especial a Sul, comecei a fase 1 da dieta Low FODMAP...Abril
Xo,Xo, F.