01 outubro 2014

Eu e os livros

By, [miss]Framboesa
Gosto de ler desde que me conheço. O fato de morar longe de outros miúdos da minha idade deve ter ajudado a cimentar este meu hábito, em detrimento de outras brincadeiras menos solitárias. Gostava dos livros da "Condessa de Segur", mais tarde da "Patricia", dos "Cinco". Era um prazer imenso receber livros como presentes.

Adorava ler nas férias grandes (aquelas que duravam, duravam...) e quando entrei para a faculdade aproveitava as quase duas horas de ida e volta do combóio. Adormecia a ler e andava sempre com um livro na mala. Recordo-me do drama de chegar ao fim um livro e não ter outro para ler ... Nessas alturas relia livros com o mesmo prazer da primeira leitura, mesmo já sabendo o desfecho.

Depois, não sei bem porquê, estive algum tempo sem ler tão rotineiramente. Deixei de andar de combóio e deixei de adormecer com um livro na almofada. As férias grandes passaram a "meia duzia" de dias. O dia-a-dia, a falta de tempo, o cansaço, as mil e uma series que sigo na tv....

Há alguns meses atrás recuperei este meu hábito. Tenho lido muito nas férias, aproveitado 30 minutos da hora de almoço, mais um tempinho ao serão e aos fins de semana. 

Ler transporta-me para um mundo à parte sem sair do sofá (o meu lugar favorito para ler quando estou em casa). Ler permite-me alhear-me de pensamentos menos bons e de problemas...É uma sensação fantástica a de pegar num livro e antever tudo o que nos espera naquele conjunto de 200,300,500 páginas... 
Leio de tudo, não busco nos livros algo específico, não costumo seguir modas nem uso os livros como um upgrade de status...Tanto me dá prazer romances com um pouco de humor e alguma pieguice à mistura, quanto policiais com desfechos improváveis. 
Leio de acordo com as estações do ano (a ver se qualquer dia disserto sobre isto...ehehehe). 

Hoje seria impensável reler um livro como o fazia há muitos anos atrás...tenho sempre a sensação que nunca conseguirei ler todos os livros que tenho, quanto mais todos os livros que quero ler...E no entanto a minha Wish List literária cresce praticamente todos os dias todas as semanas. E eu gosto tanto!

Miss Framboesa no GoodReads
Xo,Xo, F.

2 comentários:

  1. Gosto tanto de ler, mas ando a ler muito menos do que queria e devia. Este ano ainda só li 4 ou 5 livros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li 5 livros nas duas semanas de ferias...mas ha 2 anos por exemplo andava aler uma media de 2 livros por ano se tanto...

      Eliminar

Yep! Se fosse a vocês escrevia qualquer coisa, senão fico a pensar que eu é que tenho razão(Obrigada)