02 novembro 2012

O último Pão por Deus

By, [miss]Framboesa
Uns dias antes do 1 de Novembro não se falava de outra coisa na Escola...Combinavam-se estratégias, trocavam-se ideias quanto ás casas que valia a pena visitar ou não...A minha mãe no fim de semana que antecedia "Os Santos" preparava a dispensa para receber os meninos do Pão por Deus e comprava rebuçados e guloseimas na feira
Como vivia longe de toda a gente nunca dava para me juntar a colegas de escola, mas lá me desenrascava com vizinhos e primos.
E era tão giro! Íamos de porta em porta e gritávamos em plenos pulmões "Pão por Deus!" e quando nos abriam a porta (praticamente toda a gente nos abria a porta) estendíamos o saco esperançados. Olhávamos de soslaio para o que os outros tinham recebido para comparar com o que nós tínhamos.Depois chegava a casa e espalhava o meu tesouro em cima da mesa da cozinha:caramelos, bombons (alguns já peganhentos e passados de prazo, é certo...), bolachas, castanhas, moedas...Tão bom!E no dia seguinte na Escola era ver quem tinha recebido mais e melhores guloseimas!

Ontem apareceram 4 garotas a gritar "Pão por Deus"...Não estava preparada por isso dei-lhes uns chocolates que tinha cá por casa (em 10 anos que aqui vivo só apareceram uma vez uns garotos a pedir...Houve até um ano em que acabei por dar os meus pacotinhos a uma instituição). Mas soube tão bem abrir a porta e ouvir o tão familiar "Pão por Deus!".

Suponho e temo que tenha sido a última vez que ouço a cantilena...para o ano não é feriado e na volta até que calhe a um fim de semana a tradição perde-se como tantas outras.

Nos entretantos abrimos o nosso próprio "Pão por Deus" que tínhamos comprado em Espanha. (Adoro surpresas!)



P1060160ggggaff

Xo,Xo, F.

9 comentários:

  1. FANTASTICOS!!!!

    Tenho sorteio no meu blog!!!
    Bjos e boa semana!!!

    http://www.facebook.com/estilohedonico
    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. -O teu blog é uma fofura! Desconhecia.. se estiveres interessada em que nos sigamos mutuamente, será um prazer! beijinhos*

    http://coral-charm-style.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/coralcharm.blog

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo feedback :)

    concordo contigo, os bloggers quando têm parcerias tem uma certa responsabilidade em criar posts e reviews das marcas.

    ResponderEliminar
  4. Framboesa, crias uma pagina nao com o teu nome próprio mas sim coma framboesa diva de galochas. Se tiveres duvidas manda.me um email sff.

    ResponderEliminar
  5. Não podia concordar mais querida!! Eu também adorava, e tenho pena que se percam tradições destas. Muitoos parabéns, já envie-te e-mail, e obrigada por participares :D beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. A nós também nos aconteceu o mesmo! Não é normal ver miudinhos à porta no hallowen mas pronto até foi giro :)
    PARTICIPA NO GIVEAWAY
    http://consuminimo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. que giro :) aqui não veem pedir o pão de deus no dia 1 mas sim no dia 31 de outubro (noite) veem mascarados e veem pedir doces :) achei tão giro, fiquei rendida :)

    ResponderEliminar

Yep! Se fosse a vocês escrevia qualquer coisa, senão fico a pensar que eu é que tenho razão(Obrigada)