01 junho 2012

#1 - O Verão da Minha Infância

By, [miss]Framboesa
...que dias de folia tinham chegado. A minha mãe trabalhava numa empresa que encerrava em Agosto, o que significava que durante um mês inteirinho tinha a minha mãe só para mim...Íamos à praia, ao cinema, fazíamos passeios no jardim do Estoril e ás vezes até íamos a Lisboa (imagine-se!).

Uma das semanas de Agosto também era guardada para grandes limpezas lá em casa...desarredavam-se móveis, poliam-se cobres, limpavam-se cortinados e sofás...às vezes até se caiava a casa toda por fora...Apesar de reclamar destas limpezas de Verão, confesso que achava divertida toda a algazarra que se formava, com a tralha toda espalhada e o cheiro a lixívia e detergente no ar...


Mas o que eu mais gostava era de ir para a praia...uma praia que, ironicamente, hoje em dia evito frequentar, quer pela (pouca) qualidade da mesma, quer pelo ambiente gerado pelas pessoas que a frequentam.


Mas naquela altura não era assim...pelo menos aos meus olhos...A praia era enorme, limpa, linda... A água não era gelada... nem tão-pouco fria... Apanhávamos de manhã cedo o autocarro e depois andávamos uns bons 20 minutos desde a paragem até á praia...Umas vezes comprávamos batatas pála-pála, outras vezes uma bola de Berlim que dividíamos, e vinhamos sempre a comer um gelado no regresso a casa para não custar tanto o caminho...


Sempre fomos uma família humilde...a primeira grande viagem que fiz, tinha os meus 9 ou 10 anos, foi ao Algarve a casa de uma tia...depois de passar o ano inteiro a antecipar essa viagem, a caminho do Sul comi qualquer coisa que me causou uma intoxicação e passei aquela tão sonhada semana, de cama, com febres altas e alucinações...


Não fazíamos cruzeiros, viagens ao estrangeiro, nem ficávamos alojados em hotéis ou resorts...
Como não tínhamos carro íamos de transportes públicos para todo o lado...

...mas mesmo assim, quando chegava Agosto a magia começava para mim, de um modo que talvez nunca se venha a repetir..."



Texto retirado de uma das primeiras versões do meu blog...mantenho tudo o que disse com excepção da última parte....acho que começo a criar uma nova tradição ...outra praia, outra idade, um grande amor...


Amanhã: #2-O Verão numa cor

14 comentários:

  1. A ideia é excelente! Começar o texto com uma foto com texto incorporado e depois continuar com texto na própria publicação: Talvez venha a aproveitar esta ideia:)

    ResponderEliminar
  2. Identifico tanto a minha infância com o que disseste... :) e a minha praia era a de Stº Amaro de Oeiras! Era limpa e bem frequentada e também íamos de autocarro! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Também vou participar no desafio e ando a passar pelos outros blogs para conhecer as participantes e blogs que ainda não conheço ;)

    beijinhos e bom desafio!

    ResponderEliminar
  4. Passatempo no nosso blog. Bjs

    http://trendy-twins.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. L.O.L.
    Ainda bem que achas-te piada : ) Aproveita sim que as boas ideias são para se aproveitar (cof cof cof!!!) Bjs

    Scarlet Red
    Ehehehe...A minha era, Carcavelos : ) Hoje a minha - nossa - praia é outra....mas isso fica para lá mais para a frente!

    Claudia
    Bom passeio! beijinhos e leva protector...vai haver muiiito verão até ao fim do mês! : )

    ResponderEliminar
  6. Para mim, a magia do Verão durava 3 meses. Os três meses sem aulas. :D

    ResponderEliminar
  7. Vim ver a sua participação. Não estou a
    participar mas sigo com interesse.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  8. Férias, para mim, sempre foram na casa de família, com a tia e avó - os pais trabalhavam durante o dia. passear? dois ou três dias, no Verão, e sempre dentro do rectângulo português... :)

    ResponderEliminar
  9. S*
    Na minha infancia foram mesmo....em casa! Nem tinha direito a casa da familia....ehehehe....e qd tive, estive 1 semana de cama :P E sabes q acabava por me fartar dos 3 meses? eheheheh

    Irene
    Obrigada pela visita!Volte sempre!!!

    ResponderEliminar
  10. Tempos maravilhosos, tal como os meus... sabe bem recordar...
    :-)
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Malena
    Eram mesmo!As coisas eram tão simples como um gelado de baunilha :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Framboesa, gostei duplamente deste teu texto!
    Primeiro porque a praia de Carcavelos também foi a minha praia de infância, e tal como tu, fazia parte do trajecto de autocarro e os 20m a pé! Boas memória em comum. :)
    Por outro lado, adorei que publicasses um texto que já o tinha sido, mas que se adequa, totalmente a esta temática. :)
    Lindo!

    ResponderEliminar
  13. Turista
    Obrigada por palavras tão gentis...este texto será sempre actual na minha memória....foi uma fase muito bonita na minha vida ;)Pena que morando tão perto da praia hoje em dia a mesma não me puxe...

    ResponderEliminar
  14. Hà um desafio em relaçao ao Verâo? Outros tempos, uma simplicidade que hoje em dia se perde .
    beijinhos

    tou a adorar , aliàs como sempre LOL

    ResponderEliminar

Yep! Se fosse a vocês escrevia qualquer coisa, senão fico a pensar que eu é que tenho razão(Obrigada)