21 março 2012

Pudim de Pão com laranja

By, [miss]Framboesa
Fiz este pudim de pão para sobremesa do jantar de Dia do Pai.Fico sempre receosa quando faço bolos ou sobremesas porque como raramente os faço não tenho muito bem a noção de como vai correr.Desta vez correu bem :) Não sei de onde tirei a receita porque misturei um pouco quer os ingredientes quer o modo de elaboração (há tantas variações!). E pelos vistos a xafurdice nas receitas resultou...
O meu pai contou-nos que na juventude dele na hotelaria, era o pudim que mais se fazia para aproveitar os restos de brioches que sobravam dos pequenos almoços...já lá vão 40 anos!




Ingredientes:
4 carcaças/papo-secos
6 ovos
0,5 l de leite
200 gr de açúcar
sumo de uma laranja grande
um pau de canela
caramelo liquido

Pre-aqueci o forno a 180º e coloquei no interior um recipiente com água para fazer banho maria.

Fervi o leite com o pau de canela e duas cascas de laranja(sem a parte branca).

Parti as carcaças aos bocados e sobre elas deitei o leite fervido; tirei o pau de canela e as cascas de laranja e deixei as carcaças absorverem o leite.

No liquidificador/maquina de fazer batidos deitei o açúcar, os ovos e algumas raspas da casca de laranja (sem a parte branca).Misturei bem.

Juntei no liquidificador o sumo de laranja e as carcaças que estavam a embeber no leite.Misturei bem.

Untei com caramelo uma forma de pudim com tampa e despejei a mistura.Tapei e foi ao forno em banho maria cerca de 50 minutos.

Desenformei apenas depois de frio, acrecentei mais um pouquinho de caramelo líquido e decorei com raspas de laranja confitadas.Também deve ficar bom com umas gotinhas de cointreau ou triple sec misturado no caramelo, mas ainda não foi desta vez que experimentei.


Já agora, obrigada Ju por me teres introduzido no Mundo dos pudins de pão :)
Xo,Xo, F.
para qualquer eventualidade, consultar o "disclaimer #1"

17 comentários:

  1. Ai mulher... que belo aspecto... posso roubar a receita?

    ResponderEliminar
  2. Até podias roubar o pudim, mas esse foi todinho para casa dos papás....o meu pai roubou-o! ;)

    ResponderEliminar
  3. Hummm frambo isto tem tão bom aspecto! Comia-se agora uma fatiazinha!

    BJINHO

    ResponderEliminar
  4. tem um aspecto miam miam ja fiquei aqui a salivar me :)
    Parabéns! Está lindo pelo menos :) o resto so depois de provar (é uma desculpa para provar)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Humn...estava com um aspecto delicioso!!

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspecto fantástico, até fiquei com fome.

    ResponderEliminar
  7. Para uma gulosa como eu este pudim e mesmo tentador....

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa este é o pudim que comemos :) Não o trocamos nem por nada!

    Obrigada pela participação. Esqueci de dizer-me que ao preencher as entradas extra tem que se preencher outra vez os dados, de forma a poder identificar a vencedora...

    Beijinhos,
    Joana
    http://modaestyle.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente està FANTASTICO!!!!!!!!Como sempre aliàs, consegues fazr TUUUUUUDOOOO!!!!

    beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelo comentário e pela ajuda :)

    Quanto ao pudim, ia já uma fatia lol beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Pelo aspecto, devia estar delicioso.

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  12. ... até me abriste o apetite, mas isto sou eu que sou guloso !

    ResponderEliminar
  13. Ai que aspecto delicioso *.*

    ResponderEliminar
  14. Muito e muito Obrigada a todos os vossos deliciosos comentários! Experimentem em vossa acasa (quem não conhece) porque s e amim me calhou bem e bom, não pode falhar em mais lado nenhum ;)
    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Tem muito bom ar.
    Gostei muito de conhecer este blog! ;)

    ResponderEliminar

Yep! Se fosse a vocês escrevia qualquer coisa, senão fico a pensar que eu é que tenho razão(Obrigada)