10 outubro 2011

Jardineira de Choco

By, [miss]Framboesa
Gostámos bastante deste prato: gostoso, saudável e a fugir aos pratos de carne.Nunca tinha feito, por isso reuni ideias de várias receitas e adaptei ao nosso gosto. A repetir :)

Ingredientes:
azeite
4 dentes de alho 
1 cebola grande
rodelas de chouriço
tiras ou cubos de choco*
miolo de camarão (opcional)
legumes congelados para jardineira ou cenoura, batata e ervilhas
sal e pimenta
vinho branco
1 caldo de marisco
coentros

*eu comprei um choco daqueles gigantes que pedi para cortar em tiras; só usei metade do choco

1. Na panela de pressão deitei um pouco de azeite e a cebola cortada ás rodelas. Deixei passar com a panela aberta.

2. Quando a cebola estava translúcida juntei as rodelas de chouriço e o alho em pedaços. Deixei refogar com a panela aberta cerca de 5 minutos.

3. Juntei o choco e temperei com sal e pimenta (atenção que ainda se vai juntar o caldo de marisco por isso não convém abusar). Mexi e deixei cozinhar em lume baixo, panela destapada, mais ou menos 12 minutos.

4. Juntei um copo de vinho branco,1 caldo de marisco e a mistura congelada de jardineira; adicionei água até quase cobrir.

5. Tranquei a panela de pressão e contei 10 minutos depois de começar a ferver.

6. Ao fim desse tempo destapei a panela, juntei parte dos coentros picados e deixei apurar mais um pouco (pode-se juntar miolo de camarão nesta altura).

7. Fora do lume polvilhei com os restantes coentros e servi.

Xo,Xo, F.
para qualquer eventualidade, consultar o "disclaimer #1"

10 comentários:

S* disse...

Choco é muito bom... além de bom aspecto, deve ser uma delícia.

Miss Sabrina disse...

Yum yum, tem bom aspecto!

trintona disse...

Minha querida, adoro jardineira, o prato tá com óptimo aspecto, mas... detesto chocos.
Mas olha, como os olhos também comem, acredita que este pratinho marchava! :)

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

S*
"Por acaso" ficou muito bom sim senhora :) E ainda estava a fumegar ;)

Sandra disse...

Gostei da tua receita! Sou apaixonada por chocos! :)

BJINHO

India disse...

hihi tocaste-me fundo com o post anterior, coube-me a carapuça caracas... eu para ti sou grande seca :) Ora falo falo falo de dietas (ate eu estou fartinha de mim), ora falo do meu piolho piolho piolho...(grande amor da minha vida), vou falando de outras coisitas muito esporadicamente como os meus passeios e o k me vai na gana :)) deixa la sou uma futil, eu gosto de ti na mesma... só nao gosto de posts com receitas lol a menos que seja um blog de receitas hihi ... e para mais de chocos (brincadeira)

India disse...

Por acaso as vezes ate me apetece dizer mais , acredita que muito mais, mas como falo do meu peso tenho medo que me descubram lol

pipa disse...

nhamiii ja tou a salivar

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Pipa
Saliva á vontade e faz, fica muito bom e apuradinho.

India:
tal como já disse na caixa de comentarios...o blog é de seus donos e os seus donos devem escrever o que lhes dá na real gana....todos devem ter o seu lugar para expressar as suas ideias ou emoções! As categorias de blogs que referi são blogs que de alguma maneira têm uma temática que ou não me interessa, ou mexe comigo. Os blogs de dieta, por exemplo, se há alguns anos cfr te recordas eram blogs que absorvia e eu propria tinha um, neste momento são blogs que me afectam pela negativa...não sei explicar mas sempre que leio um blog em que se fala de dieta do genero estou a afzer isto e aquilo e o isto e aquilo implica não comer pão, ou tomar medicamentos, ou coisas do tipo, fico ansiosa (pela negativa)...como sabes já estive num lado "negro" da dieta há algum tempo, por isso tento afastar-me de tudo o que me leva por eses caminhos de novo. Quanto aos cutxi, carentes, fashion exibicionistas, é mesmo falta de paciencia.E qt aos de babies, é um assunto que não me diz assim muito, por isso enfadam-me (sorry para as mamãs entusiastas!)

E só te deixei este big comment pq ja passas-te ha alguns anos a bareira do eramente virtual.E não o teu blog não se insere nas categorias mencionadas ;)


Sandra:
Então corre a fazer, va, eu espero (de prato estendido) :)

Trintona:
Conheço muita gente que não gosta deixa lá!!! E a proxima vai ser feijoada de choco para acabar com a outra metade do bicho (era XXL)....e eu que odeio feijão ih ih ih

Miss Sabrina:
obrigada! e mesmo assim esta enevoado pelo fumegar...estava acabado de fazer ;)

Ri disse...

Ai! Adoro jardineira. Mas choco. Polvo. Lulas. Essa familia de coisas... Oops! Não gosto mesmo nada. Mas uma jardineirazinha, ai sim!, que me falas ao coração!