27 outubro 2011

Das certezas

By, [miss]Framboesa
Hoje em dia opinamos sobre tudo e temos certezas sobre tudo.
É ver nas caixas de comentários.
É ver nos foruns pela Internet fora.
Nas entrevistas.

É impressionante a velocidade e prepotência com que se deita alguém abaixo quando não se concorda com uma opinião e atitude. Com que se julga. A facilidade e leveza com que se diz: "Eu nunca faria isto e aquilo".

Conforme o tempo vai passando cada vez tenho mais dificuldade em tomar uma posição sobre diversos assuntos ou prever as minhas atitudes.
O que parecia óbvio ontem, hoje não me parece tão claro assim.
O que jurei nunca fazer no futuro, talvez já tenha feito e repetido.

Hoje, com mais experiência de vida do que tinha há alguns anos atrás ( e menos do que terei daqui a outros tantos anos, espero), sinto cada vez mais que as pessoas que têm sempre opinião formada sobre todos os assuntos, escolhas e reacções, são as pessoas que menos experiência de vida têm.

São as que raramente se debateram com situações limite, com obstáculos imprevisíveis, com decisões de "sim" ou "não".

Porque só mesmo a experiência de vida, in loco, nos permite saber como reagiríamos em determinado momento e como somos realmente. Ou pelo menos da-nos a noção que as coisas não são tão transparentes  e simples como parecem.
Xo,Xo, F.

7 comentários:

eu disse...

PESSOALMENTE and for what is' worth acho q quem tem essa posição "se fosse eu fazia e acontecia" são pessoas que não sabem adaptar-se, que são freak controls e no final do dia andam sempre amargas/frustradas/revoltadas qnd a coisa não lhes corre em conformidade.

Eu sou a chamada Maria-vai-com-as-outras, no sentido em que na altura é que se vê!

Ana disse...

e como tens uma caixa de comentários... eu vou deixar o meu :)

sabes... (in)felizmente estás cheia de razão... muitas vezes opinamos sem conhecer o verdadeiro"lado" da coisa... dizemos que "se fosse comigo seria assim assado ou grelhado"... o problema, é que muitas vezes as coisas são mais complicadas do que parecem... e nem sempre é fácil uma pessoa tomar uma decisão ou outra... e outras vezes quando a toma, não sabemos o quanto "custou" ou deixou de "custar" essa decisão a essa pessoa...

mas muitos dos seres que "povoam" este nosso mundo, entendem isso... como se diz na minha terra querem apenas "c***r a sua setença"...

Beijoca gandiiiiiiiii pa tu :)

AVOGI disse...

Achei piada ao titulo do blogue pois que com esta chuva só mesmo de galochas ou batas de água como s ediz por aqui na minha terra
kis :=)

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Eu
...Pois, eu vou mais pela inexperiencia em termos de vida, porque qd começamos a dar-nos conta que "afinal, afinal" percebemos que não sabemos nada deste Mundo para termos tudo controlado. Mas percebo o que queres dizer ;)

Ana
precisamente...Dizemos que nunca seremos anorecticas, que nunca trairemos, que nunca roubaremos..é muita ingenuidade pensar assim...a vida ás vezes dá com cada volta que hoje estou em cima e amanhã...bem, amanhã...vamos a ver como corre ;-) Por isso não podemos julgar ouras vidas...

Avogi
Ora muito obrigada pelo comment e serve-te das galochas á vontade.E sim, por aqui normalmente chove um cadinho, 365 dias por ano ;)

S* disse...

Em Portugal somos muito adeptos do Acho. Eu acho isto, eu acho aquilo...

salto para a lua disse...

concordo, mas existem ainda pessoas que embora não tendo grande experiência de vida, demonstram tal maturidade que vale a pena também ouvir a sua opinião.

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

salto para a lua
Olá :) Não me quiz tanto referir a dar a sua opinião...quiz mesmo referir-me ás certezas que se têm, do tipo "Eu nunca farei isto"...cada vez o digo menos porque a vida tem-me ensinado que as coisas não são bem assim e nem sempre conhecemos as nossas capacidades para o pior e para o melhor. ;)

S*
Somos sim senhora...acho que sim :)E uns grandes mandadores de bitaites!