14 outubro 2011

Coelho estufado com vinho e alho

By, [miss]Framboesa
Tinha comprado lombinhos de coelho e não queria repetir a "formula" forno+azeite+alecrim (que é como costumo fazer as pernas de coelho); divaguei pela net e inspirei-me na receita da Colher de Pau á qual fiz algumas alterações.

Tal como ela refere também dá para aplicar a frango e peru por exemplo.

O Mike diz que estava óptimo...eu apenas provei o molho (que quase não chegava para as "encomendas" de tanto molhar pão), porque do coelho só como as pernas (porque têm ar de pernas de frango ... ainda me ando a habituar á ideia do coelho...)



Ingredientes:
Pedaços de Coelho (eu usei lombinhos)
Vinho tinto
Alho
Cebola
Azeite
Louro (usei em pó)

Alecrim
Molho Inglês
Sal e Pimenta

Coentros

Preparação:

1.Marinei os pedaços do coelho de véspera, do seguinte modo:
Numa tigela coloquei os pedaços de coelho, temperei com bastante alho ás rodelas ou picado, um pouquinho de alecrim, louro (usei em pó) um pouco de molho inglês, sal e pimenta (atenção, não abusar do sal já que o molho inglês também é salgado). Cobri com vinho tinto. Deixei repousar no frigorífico cerca de 24 horas.

2.Passado o tempo de repouso, levei ao lume um tacho com azeite onde refoguei ligeiramente 2 cebolas cortadas às meias luas.

3.Quando a cebola já estava a ficar macia, adicionei os pedaços de coelho e a marinada e envolvi. Deixei estufar lentamente.

4. Entretanto cozi batatas com pele num tacho com água e sal.

5. Quando o coelho já estava cozinhado e o molho apurado, juntei ao molho as batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas e envolvi no molho.

6. No fim era suposto temperar com coentros picados, para servir...mas esqueci-me deles :)
Xo,Xo, F.
para qualquer eventualidade, consultar o "disclaimer #1"

4 comentários:

Raqs disse...

Na próxima semana vou experimentar :)

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Raqs:
vai e diz como ficou :)

Luazzinha disse...

coelho é daqueles animais que me custa comer... como mesmo por obrigação... mas vou experimentar com outro tipo de carne :)

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Luazzinha
Eu ainda me ando a habituar ao conceito de coelho cm comida.A serio. mas cm é uma carne saudavel e saborosa ando a enveredar por esse caminho.mas só as pernas que é para fingir que é frango.