27 setembro 2011

A tentar focar-me

By, [miss]Framboesa
Ando a tentar eliminar a procrastinação da minha vida começando pelo meu ambiente de trabalho (o físico, não o do monitor do PC...embora esse também vá levar uma limpeza...). Aliada á procrastinação tenho uma miserável capacidade de concentração e um índice elevadíssimo de distracção e tudo junto....Boom!

Confesso que o acesso à internet não tem ajudado em nada esta minha faceta, mas por outro lado acaba por ser um bem necessário se a utilizarmos com conta peso e medida...(pois, pois, pois)

Como a coisa não estava a ir apenas com a minha força de vontade decidi por mãos á obra (que é como quem diz, ao teclado):

Bloqueei os jogos (CityVille e Farmville) no Facebook ( a minha alma sangrou mas tem mesmo que ser...nunca me conseguirei concentrar se andar a plantar alfaces, dar de comer às cabras ou a construir um porto de recreio e me faltar a madeira)

Instalei algumas aplicações no PC que me permitam ajudar a gerir o tempo e a aperceber-me melhor das minhas falhas (como se eu não soubesse...). Dei por mim a procurar programas de gestão de pc's para crianças, tipo parental control (aqueles que se instalam para limitar o tempo dos miúdos na net) mas lá descobri dezenas de artigos sobre o mesmo assunto para...adultos.Estou ainda a testar quais as que me servirão de futuro e encontrei outra tantas que ou são a pagar, ou não podem ser instaladas no meu computador...
  •  IFreeFace: com esta aplicação estabelecemos um tempo limite para andar por sites (ou aplicações) pre-definidos por nós. Por exemplo, estabelecemos que apenas podemos dispender 1 hora por dia no blogger,facebook,media player...etc... (ainda estou a testar o produto, ainda não percebi se funciona como deve de ser ao fim de um periodo de tempo) Quando passamos o tempo pre-definido ele bloqueia os sites e "amanhã há mais".
  • Instant Boss esta aplicação é uma especie de timer que funciona como um reminder para nos focarmos em tarefas, como se tivessemos um boss á nossa frente a dizer "trabalha malandro!" ...Como não bloqueia nada é facilmente contornável por isso funciona mais à base da "honra e honestidade" lololol! De qualquer modo pode resultar porque nos leva a tentar terminar a tarefa durante aquele tempo que idealizamos.(Espero eu).
  • Minutes Please esta aplicação funciona perfeitamente para aquelas vezes em que dizemos: "Vou só aqui a este site por 10 minutos, prometo que é só isso" e depois quando damos por ela estivemos 1 hora e meia a ver receitas num blog. Podemos adicionar a aplicação como bookmark e ficar na barra de favoritos e assim sempre que vamos entrar num site onde só queremos ficar 5, 10, 15 minutos( é personalizavel) basta carregar na bookmark e abre-se uma janela com o site e começa uma contagem decrescente. Tal como na aplicação anterior não fica nada bloqueado, mas serve como chamada de atenção para o tempo que se "queima" a navegar.
  • Keep me Out esta aplicação limita as vezes que acedemos aos sites que definimos pelo tempo que definimos; por exemplo: defini que das 9:00 ás 13:00  e das 14.00 às 18:00 só podia aceder ao Google Reader uma vez de 3 em 3 horas. Se tentar aceder a segunda vez o site fica bloqueado até eu poder aceder novamente (quando passar o tempo). Para que funcione temos que aceder ao site em questão através do bookmark do keep me out...Claro que poderia aceder pelo atalho do Facebook, Blogger, whatever, original, mas se estou empenhada a rentabilizar o meu tempo vou fazer isto direitinho!
Ok.
Bastava estar mais atenta e não me deixar distrair.
Bastava desligar a net e pronto. Eu sei. Mas é como estar a fazer dieta: resulta melhor se não tivermos a dispensa cheia de tentações, certo?
Quando reconhecemos as nossas limitações devemos tentar dar a volta pelos meios que temos disponíveis e é isso que estou a fazer.

Há imensos artigos na web sobre este assunto: alguns exemplos:


Com isto tudo já gastei quase o saldo todo do dia para andar nos sites "proibidos" ... :O
Óptimo!

Xo,Xo, F.

5 comentários:

Anónimo disse...

se tu não nascesses, tinhas de ser inventada! looking good..framboesa... :), best regards, flechinha :)

Marcia_Oliveira disse...

Olá, olá

Peço desculpa por estar a chatear mas, na verdade é que tenho uma questão pertinente. Gostaria de saber se já tiveste situações ou conheces alguém que tenha sofrido bullying mas, no local de trabalho. Como compreendo que esta questão é delicada, podes-me dar a tua resposta para o meu blog mas, não te preocupes, mesmo que a resposta seja negativa eu não publico o comentário. :)
[Prometo que depois explico tudo!]

Um enorme beijinho e, muito obrigada *

Pink World Fabuloutin disse...

Nem sabia que isto existia... thanks... vai-me ser bastante útil!!! :))

mllissa disse...

LOL, bem preciso disso!

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Flecha:
Pois claro pah...sabes que eu sou fruto de uma experiência laboratorial :)

Marcia_Oliveira:
Não nunca me aconteceu nem conheço ninguém. Bjs

Pink World Fabuloutin:
ui...existe tanta tanta coisa neste sentido...eheheh...não sabia que havia tanta tralha para ajudar os agarrados á net :)

Mllissa:
Acho que todos precisam um pouquinho...embora toda a gente diga "Eu?Eu não!!!!" ;-)