07 fevereiro 2011

Canja de Bacalhau

By, [miss]Framboesa
Adoro "confort food"....Há uns meses atrás vi a receita de canja de bacalhau não sei onde...Nem sei se vi mesmo a receita, ou se ouvi o nome, soou-me bem e reinventei a receita (acontece-me muitas vezes experimentar receitas a partir só do nome, sem saber como as fazer...). Desde aí já fiz várias vezes e estamos fãs em nossa casa.

Então reza assim:

Ingredientes:
  • dois lombos de bacalhau (eu prefiro lombos porque têm mais "xixa", mas se houver postas carnudas também serve; já experimentei com o bacalhau desfiado e não fica tão bom...e não, não serve paloco)
  • cebola
  • alho
  • azeite
  • cenoura
  • coentros
  • massa meada (ou outra massa do gênero, eu gosto muito desta para este efeito)
  • 2 ovos
  • sal+pimenta
1.Cozi o bacalhau, com a cenoura cortada aos cubinhos e dois ovos. Guardei a água de cozer.
2.Num tacho deitei um pouco de azeite e juntei a  cebola e alho em pedaços.Deixei alourar até ficar translucida.
3.Retirei as espinhas e peles do bacalhau e juntei estas migas de bacalhau ao refogado.Deixei cozinhar um pouco envolvendo com a cebola.Adicionei a cenoura.
4.Coei a água de cozer o bacalhau/cenoura/ovos e juntei ao refogado.
5.Quando levantou fervura juntei a meada (ou a massa escolhida). (Se necessário ás vezes junto mais água, já que a ideia é ficar líquido e não tipo massada).
6.Rectifiquei temperos e por fim adicionei coentros picados e os ovos cozidos cortados grosseiramente.

Xo-Xo F.
para qualquer eventualidade, consultar o "disclaimer #1"

5 comentários:

Luazzinha disse...

torci o nariz :) acho que é daquelas que não me puxa a experimentar :P

Framboesa disse...

LOLOL Andreia!
Eu adoro este prato...adoro mesmo....No Inverno e Outono...é tao gostoso e aconchegante . . .

Jóh disse...

deve ser tão boa!! :)

Alexandra disse...

canja para mim é de galinha
mas como gosto de experimentar coisas diferentes um dia destes arrisco a fazer esta canja de bacalhau
...senão gostar mando para tua casa ;)))))

Framboesa disse...

Eu não gosto de canja de galinha. . . acho muito enjoativa!Gosto muito, muito desta. . .