25 fevereiro 2011

Bolo Mármore

By, [miss]Framboesa
Não sou nada habilidosa com bolos...talvez porque faça uma média de 1 bolo por ano. Este acho que já tinha feito uma vez e recorda-me os bolos da minha infância, já que a minha mãe fazia várias vezes bolo mármore. A receita foi tirada de um livro que já tenho há mais de 20 anos, "O meu livro de Cozinha" da Verbo. O livro é um mimo de nostalgia...trata os miúdos por "você", avisa para pedir ajuda "á mãezinha nisto e naquilo, e as imagens dos electromésticos são tão, tão retro :-)
Ingredientes
.3 ovos
.150 g. açúcar
.150 g. manteiga
.150 g. farinha * (eu usei farinha com fermento por isso não adicionei as duas colheres de café com fermento pedidas na receita, apenas adicionei meia colher de café)
.2 colheres de café de fermento em pó
.60 g. chocolate em pó

1.Pré-aqueci o forno a 180º;
2.Forrei uma forma de bolo inglês com manteiga;
3.Bati na batedeira os ovos com o açúcar até ficar um creme claro e homogéneo;
4.Adicionei alternadamente a manteiga amolecida e a farinha e misturei;
5.Adicionei o fermento;
6.Dividi o creme em duas partes;
7.A uma das partes juntei o chocolate em pó e misturei bem;
8.Na forma de bolo inglês fui deitando alternadamente a massa clara e a massa de chocolate;
9.Foi ao forno +- 50 minutos;
10. Desenformei e polvilhei com açúcar.

para qualquer eventualidade, consultar o "disclaimer #1"

Sem comentários: