27 fevereiro 2011

A minha peineta

By, [miss]Framboesa
Preciso de cortar o cabelo, cujas pontas já quase me chegam á cintura...Estou na fase rabo de cavalo, porque é a única maneira decente de ir trabalhar...assim como assim fico com um ar mais de senhora e menos de...hippie.
O motivo para ainda não o ter cortado é tão parvo que nem me atrevo a divulga-lo. 
Deixo uma pista e finjo que não é nada comigo.

Xo,Xo, F.

25 fevereiro 2011

Pelo Bell

By, [miss]Framboesa
O Señor Amancio Ortega, dono da Zara e não sei quê, mandou-me uma mensagem via sms a dizer que se eu não comprasse este cinto raptava o Bell. Raramente cedo a chantagens, mas estamos a falar do Bell.

Xo,Xo, F.
BTW: estou mortinha por o usar! (Como prova, claro...)

Bolo Mármore

By, [miss]Framboesa
Não sou nada habilidosa com bolos...talvez porque faça uma média de 1 bolo por ano. Este acho que já tinha feito uma vez e recorda-me os bolos da minha infância, já que a minha mãe fazia várias vezes bolo mármore. A receita foi tirada de um livro que já tenho há mais de 20 anos, "O meu livro de Cozinha" da Verbo. O livro é um mimo de nostalgia...trata os miúdos por "você", avisa para pedir ajuda "á mãezinha nisto e naquilo, e as imagens dos electromésticos são tão, tão retro :-)
Ingredientes
.3 ovos
.150 g. açúcar
.150 g. manteiga
.150 g. farinha * (eu usei farinha com fermento por isso não adicionei as duas colheres de café com fermento pedidas na receita, apenas adicionei meia colher de café)
.2 colheres de café de fermento em pó
.60 g. chocolate em pó

1.Pré-aqueci o forno a 180º;
2.Forrei uma forma de bolo inglês com manteiga;
3.Bati na batedeira os ovos com o açúcar até ficar um creme claro e homogéneo;
4.Adicionei alternadamente a manteiga amolecida e a farinha e misturei;
5.Adicionei o fermento;
6.Dividi o creme em duas partes;
7.A uma das partes juntei o chocolate em pó e misturei bem;
8.Na forma de bolo inglês fui deitando alternadamente a massa clara e a massa de chocolate;
9.Foi ao forno +- 50 minutos;
10. Desenformei e polvilhei com açúcar.

para qualquer eventualidade, consultar o "disclaimer #1"

Hell's Kitchen

By, [miss]Framboesa

Tenho a sensação que há series na Tv que são transmitidas para mim e para mais dois ou três gatos-pingados... (ah velhos tempos em que todos víamos o "Roque Santeiro" e quando se dizia "Estou certo ou estou errado" toda a gente percebia do que se tratava...)

Neste momento ando doida (doida) com a Hell's Kitchen...e estou certa que ninguém minimamente sã vê  esta serie...

Confesso que quando via flashes da serie entre zappings, achava aquilo a coisa mais medonha que passava na tv...Mas lá encalhei no 1.º episódio de uma das temporadas...e já agora deixa cá ver no que isto vai dar...e dou comigo a barafustar pelo facto de não dar ao fim de semana...

E o que raio me interessa na serie...Eh pah, nem sei...
Adoro a barafunda da cozinha, adoro aquelas rivalidades acutilantes, a desfaçatez, insolência e  o british accent do Chef Gordon Ramsay ( eu tenho um fetiche qualquer com british accent)...ainda para mais sabendo que ele fora do programa é porreirissimo, tipo "one of the boys"...
Rio-me insanamente (insanamente) quando ele grita "Oh my Goddddd!"

Perguntavam-me no outro dia, se pelo menos dava para aprender alguma coisa das receitas, já que se trata de uma espécie de concurso para Chef de um dos restaurantes "Hell's Kitchen"... Eu quero lá bem saber das receitas...Há para lá muito risotto, peixe galo, vieiras, bife wellington...mas o que eu gosto mesmo é da loucura total que ronda o programa.
Se não costumam seguir, escusam pah.É muita doideira junta. Impróprio para lamechas.


BTW:
desengane-se quem pensa que isto é pura ficção...por motivos pessoais sei muito, muito bem que ás vezes a cozinha de um restaurante conceituado é mesmo, mesmo ...mesmo um Inferno...

Xo,Xo, F.

24 fevereiro 2011

Cinderella

By, [miss]Framboesa
Ando a sonhar...até ver não paga imposto...e quando pagar disfarço (se conseguir) e escapo-me à propina.
Mas até lá sonho assim descaradamente.
E sempre que o faço não consigo deixar de sorrir e o meu coração ora acelera, ora fica apertado.
Specially for you
Xo,Xo, F.
A dream is a wish your heart makes
(Cinderella)

23 fevereiro 2011

(Not so) Dirty Dancing

By, [miss]Framboesa
Vinha a caminho de casa a fazer zapping no radio e paro na M80 que estava a passar um slow antigo...(Xiça, já digo que os slows tão badalados do meu tempo são antigos...)


No meio do trânsito, a minha memória recuou à altura em que ouvia aquelas músicas no meu quarto, num minúsculo rádio azul forte (que era o meu orgulho). 


Ouvia e meditava nas histórias por detrás das letras, normalmente desgostos de amor, tema recorrente dos slows da época... (meditava sim senhora, que uma miúda de 12 anos, filha única, a morar longe de outros miúdos da sua idade, com apenas 2 canais de tv e escassos recursos de entretenimento, medita muito...ui...).


Depois recordei-me de algumas festas de aniversário a que fui na altura, em que sempre e invariavelmente num dado momento passavam os ditos, e (também invariavelmente) os rapazes engonhavam para um lado e as miúdas para outro e andávamos ali aos risinhos a debicar sandes de pão de forma com côdea e pastéis de bacalhau, quando na verdade queríamos era estar nos braços do miúdo mais giro da turma.


Eu não era lá muito popular entre os rapazes. Também não seria a candidata ideal ao título de Miss Teenager... Numa dessas festas, na altura dos slows, fui sucessivamente ignorada pelos outros rapazes.
Um chegou a comentar que: "Essa não, porque é feia".


E pronto, se não fosse o meu pensamento ultra-sónico poderia vir descansada para casa a ouvir músicas românticas. Mas não. Tinha que ir escarafunchar nos confins da memória este episódio. 
(E depois mudei para a TSF e vim a ouvir o relato de um jogo que nem me interessava, só para não me chatear mais.)

Xo,Xo, F.

Uma alegria meus senhores

By, [miss]Framboesa
Não percebo muito bem a essência dos anúncios de pensos higiénicos e tampões. Se não fosse cá por coisas, o “período” seria a característica feminina mais invejada pelo sexo oposto…

Não percebo a festarola, os confettis, aquela alegria exacerbada. E os bailaricos, as imensas possibilidades de diversão, as viagens… se há coisa que me apetece fazer nesses dias é andar a saltitar pela rua fora em fio dental ou fazer uma expedição à selva amazónica…

Na volta sou eu que ando a usar os tampax, evax e afins do modo incorrecto.
Eventualmente existem instruções na embalagem para “mood party” e eu tenho andado estes anos todos a usar o “mood neura”.

22 fevereiro 2011

Quindins

By, [miss]Framboesa
E-mail da minha mãe, recebido há minutos com a seguinte mensagem e imagem: "A. esses bolinhos estão uma delicia, já estão no resto"


A minha mãe anda-me a boicotar o esquema (da dieta).
Velhaca.
Xo,Xo, F.

Vá, todos! (ou não)

By, [miss]Framboesa
Vá, baixinho para não criar inimizades:

SLB ... SLB ... SLB,SLB,SLB ... gloriosoooo SLB... glorioso SLB.

Pronto, era isto, podem voltar aos vossos afazeres.
Xo,Xo, F.

21 fevereiro 2011

Elbow o quê?

By, [miss]Framboesa
O Mike anda a fazer fisioterapia e tratamentos ao cotovelo.

É o que dá praticar desporto desde sempre... eu bem digo...o desporto faz mal pah, tenham juizo e façam zapping, há hipóteses mínimas de lesões!

Andava cheio de dores, engonhou, teve que ir ao médico onde foi informado que tinha golfer's elbow (inflamação no músculo do cotovelo característica de quem joga golf)



O Mike joga ténis.
Xo,Xo, F.

Lasanha à bolonhesa

By, [miss]Framboesa
Em nossa casa adoramos comida italiana. Já há alguns dias que o Mike me pedia a minha lasanha...que não tem nada de extraordinário e até tem a bonita característica de se escangalhar toda quando a emprato.Mas sabe-nos bem. Já a faço assim há alguns anos com alguns ajustes pontuais, por isso nem me recordo de onde, ou, se tirei a receita de algum lado.Como sou uma brega uso tomate em pedaços de lata e bechamel já feito.


Ingredientes:
  • Placas de lasanha
  • 3 cenouras
  • azeite
  • louro
  • 3 cebolas
  • alho
  • sal e pimenta
  • chouriço corrente(picado)
  • carne picada mista (proporção 500 gramas de vaca, 500 gramas de porco, 1/5 de chouriço, dependendo se tem um sabor muito ou pouco activo)
  • leite
  • vinho branco
  • tomate em pedaços ( 3 latas pequenas)
  • polpa de tomate (4 colheres de servir cheias)
  • oregãos
  • manjericão
  • bechamel
  • queijo para gratinar
1.Cozi as cenouras cortadas em pedaços com um pouco de sal. 
2.Fui cozendo as placas de lasanha em água com um pouco de sal e azeite (eu costumo coze-las antes de levar ao forno, há quem não o faça; tem que se ter atenção para não colocar demasiadas placas para não se colarem umas ás outras)
3.Num tacho deitei azeite, louro, cebola picada e alho picado; deixei alourar a cebola;
4.Adicionei a carne picada de porco, vaca e chouriço picado e deixei refogar até a carne ficar passada e solta (só temperei com sal e pimenta depois de provar, porque ás vezes o chouriço é ligeiramente picante e salgado);
5.Juntei as cenouras cozidas e escorridas.
6.Adicionei um pouco de leite até quase cobrir toda a carne; deixei evaporar o líquido;
7.Procedi da mesma maneira para o vinho branco;
8.Juntei o tomate em pedaços e a polpa de tomate;
9.Rectifiquei os temperos (sal+pimenta), polvilhei com oregãos e manjericão;
10.Cozinhou em lume lento mais ou menos uns 35/40 minutos.
11.Numa travessa de ir ao forno dispuz as folhas de lasanha, bechamel, bolonhesa, folha de lasanha...Na última camada coloquei folha de lasanha, queijo ralado (também coloquei algum entre as camadas) e bastante bechamel para as pontas das folhas não enrolarem e se queimarem durante a cozedura no forno. Foi ao forno apenas até derreter o queijo do topo superior (eu não deixo tostar muito porque o "home" não gosta)

Nota: fiz uma lasanha pequena, por isso não utilizei toda a carne bolonhesa que congelei em doses individuais, para fazer com massa ou esparguete ou até para usar em mousaka.
Xo,Xo, F.
para qualquer eventualidade, consultar o "disclaimer #1"

Today was a total waste of makeup

By, [miss]Framboesa
Estou na fase líquida da constipação.
Na fase líquida, peganhenta, comichosa.

Entre espirros e snifadelas, esfreguei a cara todo o caminho de casa ao trabuco... receei que chegasse com olhos de panda, e sem qualquer dignidade ao hall de entrada, mas vá lá, desta vez* escapei à vergonha do rímel esborratado até ao queixo (*o "desta vez" tem muito que se lhe diga).

De qualquer modo pode ser water proof, mas não é "ranho-proof".
E estou fanhosa também.
Nunca me senti tão sexy.
Bah.
Xo,Xo, F.

19 fevereiro 2011

Vá agora é que é..não, espera...agora...

By, [miss]Framboesa
Devia andar a organizar os meus 342376 livros de cozinha, mas ando de volta da Net a fazer coisas inadiáveis.(aldrabice)
Daqui, consigo vê-los todos empilhados em cima da mesa da cozinha, prontos a serem devidamente arrumados.

A preguiça é lixada pah.
E eu tenho disso à pazada.

Nomeadamente ao fim de semana, com a chuva a cair lá fora e uma manta agradável a ornamentar o sofá.


Como te compreendo Cati...
Xo,Xo, F.

18 fevereiro 2011

O Verão e tal e tal...

By, [miss]Framboesa
Sou a única pessoa à face da Península Ibérica que não está com saudades do Verão.
Não que esteja a amar o Inverno...apenas não me incomoda, nem direcciona os meus humores.


(Banda Sonora:
I'm an alien,
I'm a legal alien
I'm an Englishman in New York
)
Xo,Xo, F.

Coreografar expectativas

By, [miss]Framboesa

Sou uma grande coreógrafa de expectativas.
Relativamente a situações futuras ansiadas, situações que na grande maioria podem nunca vir a acontecer, consigo imaginar o cenário todo, as deixas...até a banda sonora e se se justificar a indumentária.

Crio expectativas com demasiada facilidade e com a mesma facilidade as vejo goradas. Porque esses "cenários" que crio a partir de uma conversa, de uma dica, de um gesto, embora sejam tão óbvios e perfeitos na minha mente, dependem das mais variadas circunstâncias, atitudes, pessoas...

Porém, há alguma parte do meu cérebro, na secção que gere as emoções, que entra em curto-circuito com a racionalidade, e eu continuo a esperar o inexpectável, de tal modo que se não corresponder ao que imaginei elimino tudo o resto, como que inexistente. Pura e simplesmente tenho uma grande dificuldade em gerir a desilusão, especialmente quando se trata de coisas que são muito importantes para mim. Damn it.

Preciso de atinar rapidamente, porque senão vou estar sempre numa corda bamba de ilusões. 
Xo,Xo, F.

17 fevereiro 2011

Chuva sem vitamina C

By, [miss]Framboesa

...mais ou menos entre o HRC e o Marquês de Pombal, começou a chover e a levantar vento e disses-te qualquer coisa como: " Já estou mesmo a ver como vai ser amanhã".

Doi-me (mais) a garganta.
Tinhas razão.
Xo,Xo, F.

Nas minhas mãos

By, [miss]Framboesa
Este até podia ser um daqueles posts que se vê a rodos pela Internet, em que eu compro um verniz novo, de preferência de uma cor top style e marca da moda (aka, cara), testo-o e depois exibo-o numas unhas perfeitamente cuidadas.

Mas não é.

Para "resumir" um assunto que já abordei anteriormente, já há mais de um ano, quase dois apareceu-me num dedo uma infecção qualquer que o deixava todo deformado junto ás unhas...

Essa suposta infecção passou para quase todos os meus outros dedos, na mesma área junto às cutículas e durante bastante tempo andei com uns verdadeiros trambolhos nos dedos.
Por causa disso cada vez mais escondia as mãos e encontrei-me várias vezes em situações constrangedoras, nomeadamente quando tinha que assinar papelada junto a outras pessoas e não tinha como os esconder ou quando fui a uma entrevista e passei o tempo todo com os dedos encolhidos, como se tivesse os punhos cerrados (postura a que me habituei por o fazer durante tantos meses seguidos, mesmo que discretamente).

Quando senti o dedo quase paralisado, lá me decidi a ir à dermatologista ( que me assustou imenso com histórias de lasers e fatalidades). Pedi uma segunda opinião e foi-me diagnosticada uma estirpe estranha e rara de verrugas causada por uma estirpe ainda mais estranha de virus; comecei um tratamento que de início se fazia mais ou menos bem, mas depois piorou.

Piorou muito.
Sempre que fazia o tratamento (todos os dias à noite) tinha dores inexplicáveis na mão toda, de ir ás lágrimas.
Custou-me muito.
Muito mesmo.
Além disso, se antes tinha os dedos deformados, agora parecia que as pontas das minhas mãos tinham sido mastigadas por um cão raivoso.

E não estava a melhorar.

Até há coisa de duas semanas.

Ontem:


BTW:
Qualquer dia...
Grata.Muito.
Xo,Xo, F.

16 fevereiro 2011

You and I

By, [miss]Framboesa
Here we are
On earth together
It's you and I

God has made us fall in love
It's true
I've really found
Someone like YOU

Will it stay
The love you feel for me
Will you say
That you will be by my side
To see me through
Until my life is through

Well in my mind
We can conquer the world
In love
You and I
You and I,
You and I...

I'm glad
At least in my life
I've found someone
That may not be here forever
To see me through
But I found strength in you

Cause in my mind
You will stay here always
In love
           You and I
                                                    You and I
           You and I,
You and I
You and I

In my mind
We can conquer the world
In love you and I
You and I, you and I
You and I...

Xo,Xo, F.
Sabes que te amo?
Sabes...
porque quando te olho nos olhos o meu coração não mente,
porque mesmo que o negasse, sei que tenho uma aura assim por demais evidente quando estou contigo...
Sabes que "nos" amo?
Amo as nossas loucuras,
os nossos mimos,
as nossas coisas tão nossas, tão genuínas, tão...tão...inexplicáveis...
E o tempo passa e o que poderia esmorecer, cresce,
e eu cresço contigo e connosco,
e sou uma melhor pessoa por causa de ti e de nós.
E as batalhas que enfrentamos na vida não nos vergam.
Fortalecem-nos.
Fortalecem o nosso Amor.

Sabes que te amo?


Nove anos.Tchin Tchin!

By, [miss]Framboesa

É para agradecer à "malta lá de cima" que passou a noite a entusiasticamente apedrejar a nossa janela com cubos de gelo...não precisavam de se incomodar pah!
O dia de hoje não pede "drinks on the rocks"...
O dia de hoje pede ...


champanhe!
Xo,Xo, F.
BTW:
10 anos que eu lhe  disse "sim"
9 anos que ambos dissemos o "sim"

15 fevereiro 2011

Entranhei logo, sem estranhar

By, [miss]Framboesa

Por causa desta senhora estou a aguar por sushi, sashimi e items da família japonesa.
E gostava muito de dizer que primeiro estranhei e essas coisas, mas não...estranhei foi não consumir a iguaria desde os meus 2 meses de idade, isso é que era!

Então, há uns anos atrás, o Mike decidiu levar-nos a uma experiência gastronómica...Eu aplaudi a ideia, pois com certeza, mas fiquei de pé atrás quando ele me avisou que tinha que ter a mente ...aberta...(não vamos comer carne humana....certo?)

Ui ele conhece-me, se me conhece...ele sabe bem que como peixinho porque faz bem á saúde, que por mim só me alimentava de pão, pizza de peperonni e algumas guloseimas...daí a advertencia...

Quando verifiquei in loco que íamos comer peixe cru (ou seja peixe +  cru) tive que digerir o conceito e por entre risinhos nervosos fiz-me de forte...Então que tinha lá isso? Jantarmos peixe(+) cru? la la laaaa...

Para mal dos meus apetites gastronómicos e da minha carteira...gostei logo, imediatamente...Ainda ele estava a provar uns rolinhos...já eu estava a pedir uma segunda dose...

E agora ía tão bem...
(será que se descongelar um lombo de salmão e o servir "au naturel" fica igual?)
Xo,Xo, F.
BTW: o meu baptismo de sushi foi no " Estado Líquido"

We kissed the chef...(e também fizemos Yakitori )

By, [miss]Framboesa
As setas dos "anti-cupido" acertaram-me de raspão...esqueci-me no frigorifico do meu trabuco, dos morangos para o fondue e dos camarões para o cocktail, por isso tive que os ir comprar à pressa e apanhar uma magnífica chuvada e uma também jeitosa, dor de garganta.

...mas estavamos lá... eu e ele, dois aventais, musica a condizer com o espírito do serão, um postal amoroso e duas flutes de ...cidra :-) ... Demos gorjeta ao Cupido, agradecemos a inspiração...mas podia ir fazer o trabalhinho dele para outros lares, porque apenas tinhamos ingredientes para 2...

(na verdade a receita dá para 4 pessoas á vontade...)

Começámos com Cocktail de Camarão...
A receita básica ( cortámos a alface em juliana e alternamos em taças com molho cocktail simples - vulgo maionese com ketchup - adicionámos abacate cortado em pedaços - também fica bom com quadradinhos de tomate sem sementes - e os camarões cozidos...simples, fresco, bom...)

Seguimos para o Yakitori de carne crioula com arroz basmati perfumado com pimento
Já agora Yakitori refere-se neste caso específico  a pinchos, kebabs... espetadas...mantive o nome original da receita, que aprendemos num workshop de culinária.

Ingredientes para as espetadas:
150g de bife alto, de vaca (de preferência do lombo)
Molho de soja: 0.5 dl.
Vinho tinto: 1 dl.
açúcar amarelo: 20 gramas
Mel: 25 g
2 dentes de alho
1 cebola
sal q.b.
Pimenta moída: 6 rodadas
Rum escuro: 0.4 dl.
Mistura 5 Sabores crioulo (5 epice creole): 5 gramas *

*Como não tinha esta mistura em casa, estivemos a ver na net a composição e leva qualquer coisa como:raspa de citrino,gengibre, alho, tomilho e pimenta. A nossa mistura levou: raspa fininha de meio limão, uma colher de café de gengibre em pó, uma colher de café de alho em pó e uma pitada de tomilho.

Ingredientes para o arroz basmati:
1 pimento verde
1 Cebola
Azeite: 1 dl.
Arroz Basmati: 300 gramas
Sal: 5 Pitadas
Pimenta: 4 Rodadas
Água: 7 dl.


Cozinhando o arroz:
1. Cortámos o pimento e a cebola em quadradinhos pequenos e refogámos no azeite.
2. Passámos o arroz basmati por água corrente e quando a cebola já estava translucida juntámos o arroz e a água.
3.Temperámos com sal e pimenta.
4.Tapámos o tacho e deixámos cozinhar sem mexer, até que toda a água se evaporou.

Cozinhando as espetadas:
1.Cortámos a cebola em quatro e descamamos meias luas.
2.Montámos as espetadas alternando meias luas de cebola, pedaços pequenos de pimento (sobrou do arroz) e pedaços de carne.
3. Levámos as espetadas a passar de todos os lados numa frigideira com azeite no fundo até perder o sangue exterior.
4. Dispomos numa travessa de ir ao forno, com o molho da marinada por cima, e foram a assar -180º, +- 25 minutos. De vez em quando regam-se com o molho.




E empratámos desta maneira, com o molho da marinada sobre as espetadas e com vinagre balsâmico de modena, em gel (que dá ainda mais sabor ao prato).
Xo,Xo, F.

para qualquer eventualidade, consultar o "disclaimer #1"

BTW: não, não fizemos o fondue

Eu amo-me tanto...e a ele também...

By, [miss]Framboesa
(...e isto também,nas cores skywalker e sunbaked)
(mas para estes tenho a desculpa um motivo nobre...tenho que estar bela, bela para o "ma-love")
Pois.
Baked Moonshadow Trio, Sephora
 Xo,Xo, F.

Eu amo-me tanto, tanto ...

By, [miss]Framboesa
Apesar de ter uma faceta consumista bastante acentuada, tento afastar ideias consumistas em dias que não o devem ser...(pelo menos na minha perspectiva)...

...mas eu amo-me tanto, tanto, tanto...que não resisti a presentear-me...


BTW: até podia vir para aqui dizer que era um manual sobre como sermos mais felizes e isso estaria completamente embrenhado no espírito da época...mas não...foi consumismo puro...e gula....ai a gula...
Xo,Xo, F.